Inspeção de segurança NR13 interna conforme ilustração acima.
Após retirar a tampa da boca de visita foi identificado um grau considerável de corrosão interna no equipamento.
CONTEÚDO:
13.4.3.3 A qualidade da água deve ser controlada e tratamentos devem ser implementados, quando necessários, para compatibilizar suas propriedades físicoquímicas com os parâmetros de operação da caldeira definidos pelo fabricante.
NR-13 CALDEIRAS, VASOS DE PRESSÃO, TUBULAÇÕES E TANQUES METÁLICOS DE ARMAZENAMENTO.
Portaria SEPRT n.º 915, de 30 de julho de 2019.
CONSIDERAÇÕES:
Neste caso acima não se trata de uma caldeira e sim um boiler de água quente, a inspeção periódica teve redução nos intervalos até o profissional habilitado considerar o equipamento fora de utilização (desativado). Monitoração constante.
Todo equipamento pressurizado que utilize água como fluído principal e aconselhável o tratamento da água considerando pressões de operação e temperaturas.
O técnico químico após coleta e análise da água fará as recomendações de adicionais químicos para estabilizar as propriedades do fluído.
O proprietário do equipamento terá como ganho a segurança dos profissionais envolvidos na operação, maior tempo de reparo e troca de acessórios, e maior vida útil do equipamento.
Porém, cada caso deve ser avaliado de forma isolada, dentro dos limites de trabalho e grau de risco que o equipamento oferece.